¿Qué Hablas?

Idiomas

1 de abril de 2013

PENSO, LOGO FALO. OU ME CALO?


Faz tempo que eu queria escrever algo sobre o uso das palavras. Na verdade tenho várias ideias para este tema, e como é bem amplo e tenho algumas experiências específicas, este será o primeiro de uma série.

O filósofo francês René Descartes é o criador da frase: “Penso, logo existo”. E eu, pensando em algumas coisas que se passaram criei essa que é o título deste post. PENSO, LOGO FALO. OU ME CALO?

A Bíblia está repleta de versículos que nos ensinam as consequências do bom e do mau uso da língua. Só o livro de Provérbios está repleto de conselhos sobre isso. Quero começar contando algo que me passou há uns dois anos mais ou menos.

Eu criei meu facebook quando cheguei aqui no Perú, mas que nada para continuar mantendo um elo e comunicação com minha família e amigos de Manaus. Como qualquer pessoa, creio eu, queremos incluir todas as pessoas que conhecemos na vida, desde do jardim de infância até a pessoa que conhecemos ontem na fila do banco. Claro que depois vamos fazendo um filtro, principalmente quando deixamos nosso face muito pessoal, pelo menos é o mais seguro! Bem, onde quero chegar é que enviei solicitação de amizade a todos que eu conhecia amigos íntimos ou não. Um ano depois disso eu recebi uma mensagem bem esquisita. Depois de um ano eu já tinha até esquecido a quem tinha enviado solicitação... e uma “simpática” pessoa que não queria aceitar minha solicitação respondeu de uma maneira tão “sincera” que de verdade me chateou. Suas palavras foram mais ou menos assim: - “Não aceitarei sua solicitação de amizade porque nunca fomos amigas e só comparto minha vida com pessoas que foram importantes para mim, desculpe mais eu sou muito sincera e meu Deus sabe disso!”

Nossa mãe! Vai ser sincera assim lá na china! Esse foi meu primeiro pensamento. Eu fiquei chocada com essa resposta, não porque eu quisesse muito que me aceitasse, mas pela forma que me rejeitou. 

Eu pensei em várias respostas, umas bem bíblicas, outras não tão bíblicas assim. Deu vontade de fazer essa pessoa conhecer o significado de outro dito popular: Quem fala o que quer, ouve o que não quer!  Mas..... Acalmei-me, pedi conselho ao meu esposo, orei e decidi não dar nenhuma resposta. A partir de aí comecei a pedir de Deus que me ensinasse a respeito da sinceridade, o que significa e como e quando usá-la. Deus me ensinou através de Sua Palavra e me pôs a prova várias vezes, inclusive uma vez ou outra me sinto tentada a ser “sincera” com algumas pessoas ou situações, às vezes caio na armadilha (e sempre me arrependo depois), e outras eu PENSO, LOGO FALO, OU ME CALO! Sim... é uma tarefa SUPER complicada, mas não é impossível visto que Deus nos ensina isso em sua Palavra. E o Senhor jamais nos pediria algo que não nos fosse alcançável e quando parece assim, Ele nos capacitará!

Quando decidi por esse post foi justo quando caí em uma destas armadilhas da língua e usei minha “sinceridade”. Me arrependi tanto que me humilhei diante de Deus pedindo perdão. Para mim foi o ponto definitivo e decisivo para de uma vez por todas aprender a controlar minha língua. Passou há alguns meses apenas (é incrível como às vezes tardamos tanto para aprender algo).

Vamos então ver o que podemos aprender a luz das Escrituras sobre SINCERIDADE.

Antes fui buscar a etimologia (origem) desta palavra: A palavra sincera é apenas a forma feminina do adjetivo do latim sincerus, que significa: puro, simples, sem ambiguidade, sem alteração em sua natureza única (http://etimologias.dechile.net).

O que acontece é que nós confundimos em 100% o real significado desta palavra. Associamos SINCERIDADE com FALAR TUDO O QUE EU PENSO. Isso está completamente equivocado! Pra falar a verdade não tem nada a ver! Vamos para a Bíblia?

Provérbios 12:18 - Há palavras que ferem como espada, mas a língua dos sábios traz a cura (NVI).

Viu só?! Quando uma pessoa pensa que é sincera, ela acha que tem que dizer tudo o que pensa e tudo o que sente em relação às pessoas ou as coisas. E isso é totalmente falso!

Provérbios 13:3 - Quem guarda a sua boca guarda a sua vida, mas quem fala demais acaba se arruinando (NVI).
Provérbios 14:3 - A conversa do insensato traz a vara para as suas costas, mas os lábios dos sábios os protegem (NVI).

Foi assim que me senti quando caí na armadilha da “sinceridade”, como uma insensata, falando no amazonês, como uma lesa! Me senti tão mal que tinha vergonha de mim mesma! Muitas vezes atuamos assim, falamos sem pensar. Pode ser por criação, porque meus pais me ensinaram que eu não devo “levar desaforo pra casa”, porque estamos e um momento de muita raiva ou sei lá, porque acho bonito ser “sincera”. Mas será que as coisas são realmente assim? Já vimos que não. A Bíblia diz que devemos dizer a verdade em amor.

Efésios 4.15 - Pelo contrário, falando a verdade com espírito de amor, cresçamos em tudo até alcançarmos a altura espiritual de Cristo, que é a cabeça (NTLH).

Falar a verdade em amor é pensar no que vou dizer, para que minhas palavras não sejam uma espada e sim uma cura como diz Provérbios 12.

A Bíblia diz também que nós só devemos falar o que edifica.

Efésios 4:29 – Não digam palavras que fazem mal aos outros, mas usem apenas palavras boas, que ajudam os outros a crescer na fé e a conseguir o que necessitam, para que as coisas que vocês dizem façam bem aos que ouvem (NTLH).

Aí está! Sinceridade não tem nada que ver com falar tudo o que penso, até porque nem todas minhas ideias são 100% corretas, temos emoções, somos influenciados por ideias, filosofias e pensamentos mentirosos, que o Diabo disfarça de meias verdades (tenho um post só para esse assunto que vou escrever no futuro) e infelizmente ainda temos a velha natureza habitando em nós e isso é mais do que suficiente para comprovar que “MEUS PENSAMENTOS” não são A VERDADE. Minha responsabilidade é aprender a pensar como Deus como diz Romanos 12:1-2 e a partir de aí concluir meus pensamentos.

Eu não posso sair por aí dizendo a todos tudo o que penso sem analisar as consequências disso e me justificar que só “ESTOU SENDO SINCERA” e ainda crer que Deus aprova minha “sinceridade”!

Desculpe-me, mas não aceito sua justificativa! Tem um perigo muito grande aí. A Bíblia também nos ensina que a nossa boca fala do que nosso está cheio. E se ele está cheio da palavra de Deus não usará a "sinceridade" para distribuir a MINHA VERDADE. Me entendes? Se cultivo uma língua tão “sincera” o que tenho plantado em meu ?

Tá Julie, Ok. Mas o que é sinceridade então?

Se vamos para a etimologia da palavra vamos ver que ser sincero é ser puro, simples, sem ambiguidade, sem alteração em sua natureza única. Vejamos bem. Se eu declaro que sou cristão e que tenho a Bíblia como meu manual de vida cristã, viver sinceramente é não sair deste padrão, não sair desta conduta. Serei puro em minha decisão. Não vou viver duas vidas, vou viver a vida que decidi entregar a Deus e se já lhe entreguei então eu não tenho mais as rédeas dela. Ser sincero é fazer com que minha conduta seja a mesma das minhas palavras. Se digo ser algo, crer em algo tenho que ser SINCERO com isso. Sempre que a Bíblia me mostrar um padrão equivocado eu mudo, porque confesso que minha vida não me pertence mais e sim a Jesus. Me fiz entender?

Tem um outro dito popular que muita gente pratica ainda que discorde dele: “Faca o que eu digo, mas não faca o que eu faço”. Essa é uma conduta de uma pessoa que NÃO É SINCERA. Porque diz ser algo que não pratica, ou então diz crer em algo que não vive, mas acha que funciona para os outros. Isso é o que chamamos falsidade, hipocrisia, que é o antônimo de sinceridade.

Ser sincero está muito mais relacionado com estilo de vida do que com expressar pensamentos e emoções!

Pra falar a verdade (rsrsrsrsr)... se eu não tenho nada de bom pra dizer minha melhor opção é o silêncio. Eu não preciso ter uma opinião para tudo, eu não preciso ter a resposta de tudo. A única coisa que tenho que estar sempre pronta para dar resposta e da razão da minha fé.

1 Pedro 3:15 – Tenham no coração de vocês respeito por Cristo e o tratem como Senhor. Estejam sempre prontos para responder a qualquer pessoa que pedir que expliquem a esperança que vocês têm (NTLH).

Algumas vezes quando alguma pessoa me busca para um aconselhamento e me conta a história, de verdade que por ser mulher às vezes tenho vontade de abraçá-la e dizer: “tamo” junta amiga! Mas não posso agir assim se sei o que a Bíblia diz a respeito do assunto. Minhas atitudes e minhas palavras têm de ser bíblicos! Talvez você pense que eu exijo muito de mim ou de vocês, mas estou convicta que viver biblicamente é a resposta para suportar a maldade deste mundo, porque nos dá esperança e fé.

Termino deixando um último versículo e uma frase que encontrei na net, espero que tenhas disfrutado e aprendido e que a partir de hoje, mesmo sendo considerado o “Dia da Mentira” você decida ser uma pessoa VERDADEIRAMENTE SINCERA!


Tiago 1:26 – Alguém está pensando que é religioso? Se não souber controlar a língua, a sua religião não vale nada, e ele está enganando a si mesmo (NTLH).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE VOCÊ ACHOU?