¿Qué Hablas?

Idiomas

19 de junho de 2012

Não Aprendi Dizer Adeus



Participar de ministério era sempre uma grande alegria. Era sinónimo de NOVOS AMIGOS, NOVOS DESAFIOS, NOVAS APRENDIZAGENS e claro a oportunidade de servir a Deus com meus dons e talentos. Essa foto foi tirada em Dezembro de 2009 ao final da confraternização do Ministério de Pantomima da Nova Igreja Batista. Foi uma das melhores temporadas que vivi como líder e como serva de Deus. 

Depois de participar seis anos na liderança deste ministério que nasceu no coração de Deus, porque eu AMO PANTOMIMA, Deus já tinha planejado outras coisas para mim. Quando tirei essa foto não sabia que seria a última temporada como líder, mas Deus sim, e tudo passou no seu devido tempo. Talvez se eu soubesse que seria a ultima temporada tivesse aproveitado um pouco mais. 


Eram tão bons os tempos de ensaio, de lazer, de estudos, de comunhão, de comida (claro, porque reunião sem um pãozinho com manteiga e Baré não é reunião!) e tudo mais que um ministério pode oferecer. 

O fato é que depois de um ano mais curtindo essa família aí Deus me mandou dizer adeus. Sim, depois de 13 anos orando por missões (acredite se quiser, Deus decidiu que esse era o tempo necessário para me preparar) o Senhor me chamou e eu disse “eis-me aqui”. No inicio dá um frio na barriga, um misto de emoções do tipo, “nossaaaaaaaaaaaaa, vou realizar um sonho” e também “meu Deus o que será de mim?”. Mas, como diz o versículo, quem tem posto a mão no arado não pode olhar para trás, eu decidi confiar e encarar. As mil despedidas foram muito difíceis. A família, os amigos da igreja, os amigos da faculdade, todos os irmãos da igreja, ... nossa... eu sequei de tanto chorar, mas estava determinada a cumprir minha missão!

Cheguei ao Perú no inicio do ano de 2011, eu e meu esposo, sozinhos, e sem conhecer ninguém. Não vou mentir que as duas primeiras semanas foram até tranquilas (emocionalmente falando, porque saíamos todos os dias pela manhã e voltávamos á noite buscando um lugar para alugar e morar). Minha maior preocupação agora era saber onde íamos morar, mas Deus foi muito bom conosco e nossa busca durou só 15 dias até nos mudarmos para um simpático apartamento. 


Depois que este assunto estava resolvido e eu mais tranquila, comecei a perceber como as pessoas me faziam falta. Aprendi com todas as letras o que quer dizer a palavra SAUDADE. Nossa que difícil! Eu amo a minha mãe, mas nunca fui dessas filhas que não cortam o cordão umbilical, mas a verdade é que porque eu sabia que não podia vê-la sempre que desejasse me fazia querer estar perto dela 24 horas por dia (é a famosa lição de que só damos valor quando não temos mais). 

A minha resposta a essa profunda tristeza foi intensificar meus períodos de meditação na Palavra e oração. Passava horas estudando minuciosamente os salmos e orando por todos aqueles que eu sentia tanta falta (a oração era como um escape para estar perto deles, pois eu creio que a oração cria um elo espiritual entre as pessoas). Em um desses momentos de oração banhado por muitas lágrimas eu questionava a Deus que me mostrasse claramente o motivo pelo qual eu estava no Perú. Eu não tinha mais minha família e amigos perto, como eu iria sobreviver a essa solidão? O Senhor me trouxe a memória uma música muito bonita que eu já havia escutado um milhão de vezes, mas nunca tinha pensado de verdade na profundeza de seus versos. A música se chama “Dame Tus Ojos” - Jesús Adrán Romero e Marcela Gandara (é uma musica em espanhol, mas vou traduzir). Depois de lembrar-me da música, peguei meu celular procurei o arquivo e decidi cantá-la como uma oração. Abri a janela do quarto, olhei para o céu e comecei... Cada frase era uma pausa enorme com muitas lágrimas no meio, mas pela primeira vez eu entendi a canção e deixei Deus fazer as mudanças necessárias.





Aí eu entendi que não se trata de mim e sim de Jesus, quem Ele é e o que Ele quer. Quando você aprende a enxergar com os olhos de Deus, servir as pessoas ganha todo o valor e todo o sentido, amar a Deus ganha forma e nome. (1 Joao 5: 1 -4). Tire um tempo para ler com calma todo o livro de 1 Joao e você vai entender que o amor não faz sentido se não é direcionado a outras pessoas. Deus se importa com pessoas, nós devemos nos importar também! Não existe ninguém que queira mais nosso sucesso como cristãos como Deus. Busque suas forcas nele. Não importa quanto você chore e repita a mesma oração, ore até fazer sentido no seu coração a mudança, ore até ter a perspectiva de Deus sobre cada fase do seu processo de santificação. Nesses momentos de desespero é quando somos mais vulneráveis a cair e quando você cair caia do lado certo, nos braços de Deus, na dependência Dele. Não se trata de você (diga seu nome aqui), quem tem que ser glorificado não é você, é Jesus, quando reconhecemos nossas debilidades somos capazes de deixar Deus ser forte em nós!

Todos nós passamos por momentos de dúvidas em nossa vida como filhos de Deus, o desejo de nosso Pai é ensinar-nos que o Amor (e Deus é o próprio amor), é a chave para descansar e confiar.

Depois dessa aula dada pelo próprio Deus ao meu coração eu decidi amar o povo peruano e guardar na caixinha de boas lembranças tudo o que eu deixei no Brasil. Continuo amando minha família e amigos brasileiros, mas não se trata de mim e sim dos planos perfeitos do Criador. Se Ele me trouxe para esta nação quero demonstrar Seu eterno amor de maneira prática a todo peruano que eu conheça. Essa verdade me da a confiança de dizer: "Obrigada Pai porque a obra é Tua e não minha e se é Tua, eu sou apenas um instrumento, Tu me darás tudo o que for necessário para cumprir o Teu bom propósito”.