¿Qué Hablas?

Idiomas

1 de janeiro de 2013

É Melhor Serem 2 do que 1


Essa história foi a segunda ideia que eu tive para o meu blog, mas sempre que parava pra escrever vinha outra ideia, outra história e nunca escrevia. Acho que Deus fez de propósito para que eu pudesse escrever com mais convicção, pois a alguns meses experimentei algo muito especial.



Tenho quase certeza que quando você leu o título pensou que era algo sobre meu casamento, mas não, vou falar de AMIZADE! Eu gosto de usar esse versículo de Eclesiastes 4:9-12 para falar de amizade: É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas. Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se! E se dois dormirem juntos, vão manter-se aquecidos. Como, porém, manter-se aquecido sozinho? Um homem sozinho pode ser vencido, mas dois conseguem defender-se. Um cordão de três dobras não se rompe com facilidade. Claro que nosso maior e melhor amigo deve ser Jesus, pois Ele é o único que nunca decepciona, porque Ele é perfeito e justo. Escolher ser amigo de Deus é a melhor coisa que podemos fazer. É uma decisão que não traz arrependimento, nem frustração. Mas nosso Criador nos ensina em Sua Palavra que não fomos feitos para viver isoladamente, tem muitos versículos importantes que nos afirmam a necessidade de compartilhar tempo com outras pessoas.

A pessoa mais próxima a mim e a quem conto todas minhas dificuldades, a quem peço conselhos e divido tudo, é meu esposo, nossa amizade é algo muito precioso para mim, porque ela de verdade existe. Mas também sei que necessito de outras pessoas que me ajudem a caminhar e me corrijam quando necessário.


Mas vamos começar do início né?!

Eu fui uma criança muito tímida, era muito retraída e me isolava muito das outras crianças, se buscava companhia, buscava estar perto de um adulto. Lembro assim com claridade que não tinha nenhuma amiguinha, eu brincava sozinha na hora do recreio e quase não falava. Minha professora chegou a chamar minha mãe pra dizer que estava preocupada, que eu era uma boa aluna, mas que não me relacionava com ninguém na escola e se me aproximava de alguém era dela. Eu não sei por que atuava assim e não tive nenhuma amiga até a 5° série do ensino fundamental, aí eu já tinha uns 11 ou 12 anos. Eu recordo de cada pessoa que chamei de amiga em cada fase da minha vida, pois depois desta primeira amiga conheci pessoas super especiais. Com cada uma vivi bons e maus momentos, fizemos coisas corretas e coisas erradas, aproveitava o que para mim era “viver a vida”. Mas eu tinha uma ideia errada a respeito de amizades. Eu achava que as pessoas tinham sempre que se adequar a mim e não eu a elas, eu queria ter bons amigos, mas não entendia que eu precisava ser uma boa amiga também. Tive vários amigos (meninos) também. Amizade, amizade mesmo, dessas que mesmo quando as circunstancias nos separavam, como ele ter que ir morar em outro estado (e isso passou mais de uma vez) passamos meses trocando correspondência e mantendo contato, hoje com o facebook tudo ficou mais fácil.

Para mim tudo teve uma mudança significativa sobre o que é ter e ser amigos quando terminei meu ensino médio. Nos meus 3 últimos anos de escola fiz boas amizades que duram até hoje, e também foi neste período que conheci o Érico, foi um momento muito importante da minha vida, mas quando esses 3 anos mágicos se acabaram chegaram as mudanças inevitáveis da vida. Quando se encerra essa etapa da vida se cria novas expectativas de como será a universidade, quem serão meus novos companheiros e tantas e tantas outras dúvidas. A separação é quase inevitável. Neste mesmo período Deus pediu de mim outra grande mudança. Eu frequentava e servia a Deus na igreja em que minha família estava, desde criança estive aí. Mas o Senhor tinha planos diferentes para mim e me mostrou claramente que eu deveria mudar de igreja, sei que foi muito difícil das pessoas acreditarem na época porque justo era a igreja que Érico estava e todos, inclusive minha mãe, achava que esse desejo vinha do meu coração e não que era de verdade algo direcionado por Deus. Até eu duvidei. Fiz um propósito com a minha mãe, íamos orar por um mês e ver o que Deus nos dizia separadamente. Se ela me dissesse que não eu continuaria aí onde estava. Um mês depois eu sentia o mesmo chamado de mudança, faltava ver se minha mãe havia escutado o mesmo de Deus. Ela me disse que percebeu que era da vontade de Deus e me dava sua benção para sair. UFA!!!! Que alívio eu senti! Foi importante essa mudança porque foi nesta igreja que recebi todo o meu treinamento e preparo para ser missionária. Claro que na época eu não imaginei que era esse o motivo, eu mais me alegrei pela oportunidade de crescimento espiritual, por novas oportunidades de servir e de conhecer mais de Deus e pelo programa de jovens que tinha lá. Mas não sejamos ingênuos, por mais feliz que estejamos com as novidades, toda mudança causa um estresse enorme. Além de sofrer com a pressão do vestibular, a distância dos amigos do colégio, mudança de emprego, tinha também a mudança de igreja e amigos e companheiros da igreja. A tensão foi grande!!!! Nessa época eu tinha 20 anos, e revivi por mais ou menos um ano essa fase de infância de não ter amigos, Érico era a única pessoa com quem eu falava por mais de 5 minutos. Érico se preocupava um pouco com isso e me motivava a fazer novas amizades, mas eu, a timidez em pessoa, a ilha humana, não tinha o valor para tomar iniciativas. Aí ele me disse algo especial: Por que você não ora e pede de Deus boas amigas?

Percebi que eu em meus muitos anos de cristã NUNCA tinha feito uma oração assim. Eu nunca havia pedido de Deus que me desse amigos, eu orava por aqueles que eu considerava amigos, mas é diferente você orar e pedir que Deus escolha seus amigos. A verdade é que eu pensei: Como eu nunca tinha pensado nisso antes? Claro que fiz a oração!!! Mas Érico também me alertou que eu deveria estar atenta as respostas de Deus e que eu deveria buscar pessoas maduras na fé para me aproximar. Ele sempre me dizia para me aproximar da líder de ministério dele. Mas eu não tinha coragem!!!! O que eu fazia era me oferecer para ajudar quando tinha um tempo livre. Até que teve um dia que eu já não suportava a solidão de não ter amigas sinceras com quem poder contar e aproveitei a oportunidade de falar com ela quando ela se aproximou de mim para me agradecer pela ajuda que eu às vezes dava no ministério e de cara pedi dela para ela ser minha amiga. Ela sorriu me abraçou e disse que seria um prazer. Mas eu achei que era só simpatia dela mesmo e não botei muita fé. Nos falávamos algumas vezes depois disso, mas nada muito profundo... eu seguia orando e pedia de Deus amigas de verdade! Com a ajuda do Érico Deus me fez compreender algumas coisas. Primeiro que eu deveria sair da minha toca e tomar iniciativa de ser mais amiga e não ficar esperando que as pessoas naturalmente se simpatizassem por mim. Segundo que eu deveria dar mais de mim para aprofundar relações. E terceiro que eu deveria permitir que o Espírito mudasse algumas coisas em mim para ser uma pessoa mais agradável. Fiquei alguns meses mais para assimilar tudo isso. Érico sempre me falava com muito carinho e admiração da sua líder, que ela seria uma amiga perfeita para mim, me faria mais como Jesus, etc, etc, etc....


Para os últimos meses do ano sempre a igreja se preparava para a peça de natal, mas este ano o de 2004 foi diferente, não teria a peça, mas cada ministério tinha que preparar algo e faríamos o Mês de Arte Cristã. Recebi da líder do ministério de Pantomima (era a antiga líder do Érico) o convite de participar da peça. Aceitei de cara e vi aí a oportunidade de por em pratica todos os ensinamentos que Deus me havia dado em resposta a minha oração. Isso mudou a minha vida, Deus abriu todas as portas para nos aproximarmos e gerar confiança entre nós. Eu descobri a importância de buscar em Deus amizades sinceras e segundo a Sua vontade. No ano seguinte foi o ano que nosso pastor de jovens nos convidou para o treinamento de líderes então ela e eu faríamos parte do mesmo ministério. Através dela conheci outra grande amiga e a partir daí nasceu uma amizade que veio do coração de Deus. Eu me emociono em lembrar-me de tudo o que vivemos juntas. Foi algo que gerou um marco em minha vida, mudou minha visão sobre mim mesma. Nós nos reuníamos todas as sextas feiras na casa de uma de nós para fazer estudos bíblicos, períodos de oração e claro, coisas de meninas. Era o melhor dia da semana, o mais esperado. Com amor sempre nos apoiávamos e nos exortávamos. Tínhamos o cuidado e a sabedoria de administrar nosso tempo juntas e de estar com outras pessoas também. Lembro-me de algo que fazíamos com frequência, era a oração de Daniel, cada uma fazia 3 pedidos para orar durante a semana seguinte, separávamos 3 horas diferentes do dia para orar por cada pedido uma da outra. Era fantástico, em uma ou 2 semanas contávamos os testemunhos das respostas de Deus para nossas orações. Confessávamos nossos pecados umas a outras e nos cobrávamos constantemente até vencer a tentação. Deus era o centro e Sua Palavra era sempre a base de como levávamos nossa amizade. Quando brigávamos (claro que isso acontecia, não somos perfeitas) fazíamos todo o possível para restaurar nossa amizade, era algo muito valioso para nós. Nós orávamos juntas por nossos futuros maridos e por nossos ministérios e compartíamos os mesmos sonhos em relação a isso. Eu fui a primeira a me casar do grupo, no inicio essa mudança foi difícil porque elas queriam que eu me envolvesse no mundo das casadas e eu não sabia como ser uma mulher casada, rsrsrsrs... a adaptação foi difícil, mas 2 anos depois Deus ouviu nossas orações e as duas se casaram... e decidiram que seria no mesmo mês que eu para sempre comemorarmos e lembrarmos juntas da fidelidade de Deus para conosco. Deus seguiu respondendo nossas orações e direcionou cada uma ao ministério que Ele tinha colocado em nosso coração. Uma continua em nossa cidade, mas em uma igreja filha da nossa liderando o ministério de adolescentes. Outra Deus enviou a outro estado do Brasil para servir a Deus junto com seu esposo em outra igreja filha e eu estou em outro país como missionária para servir a Deus e começar um novo trabalho. Nos separamos em físico mas nossas experiências juntas foram tão importantes que nos unem até hoje. Em setembro de 2012 houve uma conferência da nossa igreja em Manaus, no segundo dia do evento nos encontramos depois de mais de 3 anos sem nos ver. Foi esse bom reencontro que penso que Deus estava reservando para que eu escrevesse essa história com mais propriedade. Foi como se nunca nos tivéssemos separado, a mesma confiança, o mesmo amor, a mesma admiração, o mesmo propósito. Foi mais que especial passar esse tempo com elas e descobrir que o que Deus une o homem não pode separar, e Deus uniu nossos corações a cultivar essa amizade que o tempo e nem a distância podem destruir. Nos demos conta que Deus respondeu todas as orações que fazíamos quando ainda éramos solteiras, que cada uma está exatamente no lugar que sonhávamos estar a 8 anos atrás. Eu as amo e sempre digo a elas que meus filhos saberão a respeito delas e que eu orarei para que eles tenham amizades sinceras e verdadeiras, que eles aprendam a confiar em Deus para escolher suas amizades.

Depois que se vive uma experiência como essa se aprende muito e eu decidi deixar Deus sempre escolher minhas amizades... deixei Deus fazer as mudanças no meu caráter para ser uma pessoa agradável e fácil de amar. Meu esposo diz que eu sou uma amiga incondicional, não me importo com as falhas que um amigo cometa comigo, eu decido seguir amando e me esforçando para viver em paz. Como sei que amor é decisão e meu padrão de amor é o amor de Deus (que é incondicional) eu escolho amar a meus amigos ao máximo que eu posso, mesmo que a recíproca não seja a mesma. Não vou dizer que tenho só 2 boas amigas, elas me ensinaram a ser uma boa amiga e a fazer bons amigos. Há pessoas que eu estou convicta que chegaram em minha vida como resposta a minhas orações (eu continuo fazendo essa oração) de ter amigos conforme o coração de Deus. Cada um chegou, chega e chegará a seu tempo para ser usado por Deus para moldar-me, porque... “As pessoas aprendem umas com as outras, assim como o ferro afia o próprio ferro (Pv.27:17). Meu ciclo de amizades ainda não está concluído, porque em cada fase e em cada momento Deus usa pessoas para ajudar-me, confrontar-me e amar-me. E sei que todos serão inesquecíveis e especiais, que o tempo e a distância não vão destruir.

Eu desafio a você a fazer essa oração. Deixe Deus escolher suas amizades e mesmo que as circunstâncias separem vocês o amor sempre existirá e as experiências que viverem junto com Deus serão um marco e um altar de adoração a Deus em suas vidas. Isso para mim é amizade, altares de adoração a Deus, celebração de Sua fidelidade e amor, são oportunidades de viver biblicamente, de abençoar e de ser abençoado, é um lindo nível de amor e entrega. Eu não troco isso por nada e sou grata a Deus por minhas amigas irmãs, as amo de verdade e tento expressar isso sempre que posso, orando por elas e demonstrado sempre que possível.

Veja o que diz as Escrituras em Lucas 16:9 - Por isso eu digo a vocês: usem as riquezas deste mundo para conseguir amigos a fim de que, quando as riquezas faltarem, eles recebam vocês no lar eterno.

Amigos são presentes de Deus, são joias preciosas. Somente Deus conhece nosso coração e nossas necessidades, por isso só Ele sabe que pessoas poderão ser a lixa e o conforto que necessitamos nesta fase de nossa vida. Deixe Aquele que é perfeito fazer o que é melhor para você e em você através de Seu Espírito e de pessoas usadas por Ele.




2 comentários:

  1. Lindo!Vc me ensinou algo maravilhoso.Obrigado Deus pela vida da Jully.Te amo!

    ResponderExcluir
  2. Fantástico Jully. Você sempre nos ensinando algo. Amo vc. Nara Leal

    ResponderExcluir

O QUE VOCÊ ACHOU?