¿Qué Hablas?

Idiomas

15 de agosto de 2013

Você Me Chamou?



Várias pessoas ao longo dos últimos anos já vieram me perguntar como eu entendi o chamado de Deus pra mim para missões mundiais. A maioria delas fez essa pergunta porque têm o mesmo desejo de servir a Deus, mas uma vez um homem solteiro de 30 e poucos anos, novo na fé, me fez essa pergunta porque se sentia muito confuso em como entender a vontade de Deus para vida dele, já que sua vida não ia tão bem assim em alguns aspectos. Confesso que essa foi a primeira vez que meu gelou ao ter que responder isso. Não sei por que, mas a pergunta dele, apesar de ser a mesma que todos os outros fizeram, me soou diferente. Talvez porque ele não tinha nenhuma pretensão de fazer missões, ou porque seria a primeira vez que responderia em espanhol ou porque  no fundo eu sabia que o que ele queria saber ia além de ouvir meu testemunho pessoal e sim de encontrar um sentido para o sofrimento em sua vida. Não sei! Mas desta vez foi diferente responder. E isso me fez parar para pensar de maneira mais profunda sobre como responder esta pergunta com convicção a qualquer pessoa que venha perguntar-me isso outra vez. 

O desejo de Deus é que todos, absolutamente todo ser humano compreenda o que Ele sonha para cada um de nós. E que além de compreendê-lo, Ele anseia que o aceitemos e o cumpramos. Fácil? ABSOLUTAMENTE NÃO! E compreendi isso neste dia quando pela primeira vez não sabia que palavras usar para responder a esse homem. Na hora fiz uma pequena e silenciosa oração pedindo de Deus sabedoria, que usasse minha boca para ajudar aquele jovem rapaz a saciar seu sedento das dúvidas que tinha a respeito de ser filho de Deus. Foi uma boa conversa e de verdade creio que o ajudei de alguma forma.

Quero usar alguns exemplos bíblicos para ajudar você a compreender o que causa tantas e tantas dúvidas nas pessoas. Esse assunto é importante não só pelo fato de confirmar um grande desejo de fazer o correto, mas também de aceitar as mudanças necessárias em nós e para nós. Eu conheço uma jovem que abandonou a Deus porque sonhou a vida toda com missões e apesar de que seu amor e desejo por esse ministério em especifico fossem 100 % genuínos, os planos de Deus para ela eram diferentes e ela não quis aceitar isso e infelizmente se afastou. Então é necessário ter muito cuidado para não se agarrar a um sonho por mais bonito que seja, se ele não é bom, agradável e perfeito para você segundo o padrão de Deus.

Eu, por exemplo, desde criança tinha um sonho. Eu pedia de Deus para ter muito dinheiro porque queria oferecer as crianças de rua, deficientes e velhinhos abandonados um lugar onde lhes daria estudo, um oficio, alimento, comida, roupas e amor. Um sonho muito nobre, não? Mas Deus nunca realizou. Por que Ele não queria que eu ajudasse essas pessoas? Claro que não, mas os propósitos de Deus eram diferentes para mim e Seu desejo é que eu ajude as pessoas de outra forma. Quantas vezes me perguntei: - Por que o fulano, que nem é cristão tem todo esse dinheiro e desperdiça com tontearias e eu com as maiores boas intenções de ajudar sou pobre? Mas sabe de algo? Eu oro e agradeço a Deus por pessoas como a Angelina Jolie que mesmo não tendo o temor de Deus, são tão generosas, eu não sei quais são as reais intenções do dela, mas ela é usada para abençoar pessoas desfavorecidas. Isso me faz recordar as várias vezes que Deus abençoou Seu povo com a generosidade de outros povos não tementes a Ele. Quer um exemplo? Vou te dar dois! 

Êxodo 11:2-3 - "Diga ao povo, tanto aos homens como as mulheres, que peça aos seus vizinhos objetos de prata e de ouro". O Senhor tornou os egípcios favoráveis ao povo.

Deuteronômio 6:10-11 - "O Senhor, o seu Deus, os conduzirá à terra que jurou aos seus antepassados, Abraão, Isaque e Jacó, dar a vocês terra com grandes e boas cidades que vocês não construíram, com casas cheias de tudo o que há de melhor, de coisas que vocês não produziram, com cisternas que vocês não cavaram, com vinhas e oliveiras que vocês não plantaram. Quando isso acontecer vocês comerão e ficarão satisfeitos.

Viu só! Mas acho muito importante esclarecer também que nem sempre ter um grande sonho e um forte desejo nobre no queira dizer que seja o melhor de Deus para nós. Lembre-se que o do homem é enganoso então usá-lo como referencia para suas decisões é muito perigoso! O que acontece é que às vezes queremos tanto algo que achamos que por ser filhos de Deus Ele tem que nos dar, e isso não é verdade! Olha só o exemplo de Absalão, um dos filhos do famoso rei Davi, ele tinha o grande sonho de ser o próximo rei de Israel, tinha tudo o que aparentemente era necessário para ocupar esse cargo, mas esses não eram os planos de Deus pra Ele. E como ele quis insistir nisso se deu super mal. Quer conferir essa história? Leia os capítulos 14, 15, 16,17 e 18 de 2 Samuel.

Atenção mesmo que você queira muito algo, mas as oportunidades pra você em relação a isso sempre se frustram, se fecham, abra o olho, peça orientação de Deus e redirecione seu a direção correta: a vontade de Deus e não a sua! Nós somos tão "espertos" que facilmente confundimos nossos sonhos pessoais com a vontade de Deus.

Então me explica Julie como identificar a verdadeira vontade de Deus pra mim?

Quero usar algumas histórias que falam muito comigo e me ensinam verdades fundamentais para assegurarem de estar fazendo o correto servindo a Deus como missionária no Perú.

A primeira pessoa de quem quero falar é de Moisés. Um líder incrível! Foi chamado pelo próprio Deus de amigo e que ele tinha intimidade com Ele. Fantástico! Mas, o que rodeava a vida de Moisés para que ele chegasse neste nível de intimidade com Deus? Você já se fez essa pergunta? - "Deus, o que falta em mim para ser vista por ti como Tu vias a Moisés?" Eu já me fiz essa pergunta um milhão de vezes!
A história de Moisés é fascinante porque vemos o agir de Deus em sua vida desde o seu nascimento. É super relevante compreender que o chamado de Deus já foi feito, escrito e determinado antes mesmo que nascêramos. O salmista Davi em um de seus mais famosos salmos, o 139, revela isso. Deus nos conhece antes mesmo de chegarmos ao ventre de nossas mães. Ele nos ama e nos separa desde aí. Olha só o que Ele disse ao profeta Jeremias: "Antes de formá-lo no ventre eu o escolhi, antes de você nascer eu o separei e o designei profeta às nações". - Jeremias 1:5

Uau! Me dá até arrepio. Sabendo disso precisamos aceitar, sim, aceitar que todo nosso entorno, desde o nosso nascimento é algo planejado por Deus para que sejamos o que Ele deseja. Moisés nasceu no Egito, em uma cultura que não amava a Deus apesar de que sua família, por ser israelita, conhecia ao Deus soberano. Ao nascer já estava condenado a morte e foi por esse pequeno e trágico detalhe que sua mãe em um intento desesperado por salvar-lhe a vida o deixou em um cestinho de junco para que o rio o levara e alguém, ninguém mais, ninguém menos, que a filha do Faraó o encontrasse, tivesse compaixão dele e lhe poupasse a vida. Sabemos bem o decorrer desta história e se você não sabe leia os primeiros capítulos do livro de Êxodo. Moisés sabia que a princesa não era sua mãe, que o grande Faraó não era seu avô. Ele cresceu com todas as vantagens de um egípcio, mas sabia que era filho de escravos. Sabe onde quero chegar? Muitas vezes culpamos a Deus porque nascemos em um lar disfuncional, pobre, culpamos a sociedade porque ela não nos deu oportunidades, ou então nos sentimos afortunados por ter tido uma infância farta de dinheiro, mas vazia de amor. E buscamos e cultivamos nossos traumas pelos abusos e pelas coisas más que nos passaram. Isso é culpa de Deus, já que Ele tem o controle de tudo? Porque Moisés teve que viver separado de sua família que o amava? Nunca se esqueça de que nós vivemos em um mundo separado de Deus. A desobediência do primeiro casal nos apartou da comunhão da única coisa boa que temos. A presença de Deus. A natureza pecaminosa é suja, o livro de Romanos nos esclarece isso muito bem. O capitulo 5 de Gálatas diz que as obras da carne são: imoralidade sexual, impureza e libertinagem, idolatria e feitiçaria, ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja, embriaguez, orgias e coisas semelhantes. A maldade do do homem não é culpa de Deus, pelo contrário, é o resultado de nossa separação dele. A falta de Deus em nós, de Seu Espírito naturalmente nos faz agir com os frutos da carne. E estou segura que nunca foi não é e nem nunca será do desejo de Deus que uma criança sofra qualquer tipo de abuso, mas também ouso dizer que Deus tem poder para sarar, curar, restaurar e usar nosso passado, seja ele qual for para cumprir com excelência seus planos perfeitos. 

Uma vez em um estudo para mulheres, a palestrante disse algo que abriu meu para compreender essa verdade. Ela disse que todas as coisas que nos passam antes de Deus em nossas vidas é justo o que nos levará a compreensão de nossa necessidade dele. Compreender e aceitar isso me levou de vitima a responsável por minhas escolhas. Como assim? Nós naturalmente nos vitimamos, eu por anos me vitimei pela infância difícil que tive, sempre justificava minha rebeldia, meu mau humor, minha falta de perseverança nas coisas pelos meus traumas infantis. Percebi que eu sou o que decido ser e ao invés de me fazer de vitima podia usar essas coisas para fortalecer com a Palavra de Deus as áreas débeis do meu caráter, da minha vida e da minha personalidade para ajudar a outras mulheres que como eu, sofreram na infância. Deixei de vitimar-me e passei a responsabilizar-me pelas escolhas que fazia sobre como reagir diante do meu passado. Essa foi uma das melhores decisões que tomei. Hoje agradeço a Deus por fazer as mudanças necessárias em mim para que tudo que já me passou um dia me moldasse para este momento e este ministério. E isso também me faz olhar com uma perspectiva diferente os sofrimentos atuais, porque agora sei que me preparam para algo lá na frente. 

Voltemos a Moisés, viveu entre a realeza, mas quando adulto se tornou um assassino, fugiu para outra vez preservar sua vida. Trabalhou 40 anos como serviçal no deserto. De príncipe a um simples pastor de ovelhas. Que trágica história! Foi neste contexto que Deus apareceu a ele na sarça ardente e lhe revelou o que desde antes já havia sonhado para Moisés. O libertador do Povo de Deus. Moisés deu todas as desculpas possíveis para não aceitar a proposta de Deus. E olha, ele teve boa educação, viveu em boas condições, mas se sentia incapaz de cumprir o chamado de Deus. O que Moisés não imaginava era que tudo que lhe havia passado até este momento, sem ele saber, já lhe haviam preparado para essa missão. 

Tendo esse conhecimento, para mim muitas cosas fazem sentido no meu passado. Minha paixão pela música, meu inexplicável interesse pelo espanhol, depois minha paixão pelas artes cênicas, meu profundo interesse pela psicologia, minha formação acadêmica, o ter experimentado muitos ministérios, o trabalho com crianças, a minha aparência, tudo encontrou seu lugar no quebra-cabeça da minha história para esse momento. Tudo está sendo usado, tudo está sendo aproveitado, mesmo quando ao inicio não faziam sentido. A Bíblia diz que TODAS as coisas cooperam para o bem dos que amam a Deus. Se são todas as coisas isso inclui o antes, o agora e o que ainda virá. 

Quero dar um exemplo mais da Bíblia. Você conhece o profeta Samuel? Já falei um pouquinho dele e de sua mãe em outro post, mas as Escrituras são uma fonte inesgotável de aprendizagem, por isso a história desta devota mãe nos ensina mais de um princípio. Toda esse fascinante relato está registrado nos primeiros capítulos de 1 Samuel. 

Vamos lá! Ana era casada com Elcaná, ele tinha duas esposas (algo comum na cultura judaica). Sua outra esposa se chamava Penina. O que acontece é que ele amava mais a uma que a outra (por isso não dá certo ter mais de uma mulher, dá confusão). Ele preferia a Ana, mas ela era estéril, não podia ter filhos (algo muito valorizado na cultura judaica, uma mulher estéril era uma mulher amaldiçoada). Mas a outra era fértil que nem coelho. Penina como sabia que Ana era a preferida (porque ela não era besta, uma mulher sabe quando tá perdendo pra uma concorrência), enchia o saco da outra e a humilhava por sua condição. Isso entristecia o de Ana ao ponto de sentir-se muito angustiada. Foi por essa angustia que ela fez um voto com Deus: - "Ó Senhor dos Exércitos, se tu deres atenção à humilhação da tua serva, te lembrares de mim e não te esqueceres da tua serva, mas lhe deres um filho, então eu o dedicarei ao Senhor por todos os dias da sua vida, e o seu cabelo e a sua barba nunca serão cortados". (1 Samuel 1:11).

Se você ler atentamente a história vai notar que o Senhor a tinha deixado estéril (v.6). O que? Deus deixou Ana estéril para ela sofrer humilhação da sociedade e da outra esposa? Não! Deus usou esta situação, aparentemente injusta e má para mudar o rumo da história. Se essa mulher não apresentasse a Deus um tão humilhado o profeta Samuel não haveria nascido e se tivesse nascido seria uma pessoa comum porque se ela fosse fértil não precisaria fazer esse voto com Deus. Você entende o fio da meada? Tudo coopera! Deus não só atendeu ao pedido de Ana, mas abriu o seu ventre e ela teve cinco filhos mais. Entrou até em disputa com a Penina pra ver quem tinha mais filhos.

DEUS É BOM! Você ainda tem duvidas? Eu não! Samuel teve a mãe necessária para que ele pudesse chegar a cumprir com excelência seu chamado. Ana cumpriu seu voto e ensinou a seu filho que amar e obedecer a Deus são sempre a melhor opção. E Samuel foi tão bem inculcado com isso que seguiu o exemplo de seus pais e quando Deus o chamou ele disse eis-me aqui. O pai dele também nos ensina isso porque não repreendeu Ana pelo voto que tinha feito, pelo contrário, a apoiou e cumpriu junto com ela o voto. Ou você pensa que foi fácil pra ele entregar seu filho varão para o serviço no templo tão jovem. Ele abriu mão de ser o super herói do seu filho para que ele fosse usado por Deus. Que valente! Confiado em Deus, convicto de que o Senhor é fiel e bom e faria o melhor para seu filho. E lhes digo algo, pela lei ele podia haver anulado o voto de sua esposa. Ele podia achar descabido que ela abrisse mão de seu primeiro filhos juntos por um voto. Olha aí o que dizia a lei em Números 30:10-12: "Se uma mulher que vive com o seu marido fizer um voto ou obrigar-se por juramento a um compromisso e seu marido o souber, mas nada lhe disser e não a proibir, então todos os votos ou compromissos pelos quais ela se obrigou serão válidos. Mas se seu marido os anular quando deles souber, então nenhum dos votos ou compromissos que saíram dos seus lábios será válido. Seu marido os anulou, e o Senhor a livrará". 

É o máximo estudar as Escrituras! Então com essa sabemos que Elcaná aprovou e aceitou esse desafio. Ter os pais que teve fez com que o pequeno Samuel chegasse a cumprir a carreira que lhe foi proposta e a ter a atitude correta no momento correto. Ele nunca reclamou, nunca disse: - "Meus pais me abandonaram aqui com esse tal de Eli e só me visitam uma vez por ano. Eu não quero ser profeta, nem sacerdote, nem nada, quero voltar pra casa!" A atitude deste jovem foi a mesma de seus pais, confiança, amor e temor a Deus. MARAVILHOSO!

Você quer compreender seu chamado? Identificar para que foi feito a servir? Meus conselhos são:

- Aprenda que TUDO coopera, seu passado e presente;
- Fortaleça com a Palavra e com a presença de Deus as debilidades que as lutas da vida nos deixa;
- Aprenda um pouco de tudo que você tenha oportunidade;
- Seus talentos e habilidades são um grande sinal. Seus desejos e boas intenções nem sempre;
- Busque conselhos de pessoas maduras na fé;
- Ore muito;
- Aprenda a aceitar as mudanças, sem elas você não pode ser moldado;
- Faça seu melhor em tudo;
- Não despreze nenhum serviço;
- Desenvolva um submisso a Deus.

Não espere ir ao "campo missionário" para sentir que seu ministério começou. Um pouco antes de Jesus subir aos céus veja bem quais foram suas palavras: - "...e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda Judeia e Samaria, e até os confins da terra".

Comece agora na sua Jerusalém, na cidade que você nasceu, e Deus a seu tempo encaminhará e dirá se você vai aos confins da terra. Ser missionário é ser um evangelista. É anunciar as boas novas e esse chamado é para todos que são filhos de Deus. A diferença é que alguns Deus chama para anunciar em Jerusalém (sua própria cidade), a outros levará a Judéia (outro município), alguns irão a Samaria (outra cidade) e a outros mais os chamará e os levará aos confins da terra (outros países). O meu foi o último, mas de nenhuma forma é o mais importante ou o menos importante. A única diferença que eu vejo de um para o outro é a intensidade da renuncia. Uns só renunciam um trabalho ou um cargo, mas seguem junto de sua família e amigos, outros tem que renunciar a família e amigos e emprego, mas permanecem com a sua cultura e outros têm que abrir mão de tudo, até de sua cultura para adaptar-se a outra. Mas o chamado de Deus de amar mais ao próximo que a nós mesmos é com a mesma intensidade para todos.

Espero que tenha te ajudado a esclarecer dúvidas. E se você se sente ansioso por descobrir relaxe, a pessoa mais interessada em que você descubra seu específico chamado é Deus e desde já Ele já tem te preparado para isso.

Que o Senhor te abençoe!

Juliane Ferro




Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE VOCÊ ACHOU?