¿Qué Hablas?

Idiomas

20 de julho de 2013

A LIGA DA JUSTIÇA


Até meus 26, 27 anos eu era uma fã de desenhos animados. Quando era criança eu estudava pela manhã e às vezes inventava uma dorzinha só pra ficar em casa e assistir meu programa de Tv favorito: TV Colosso e alguns anos depois TV Globinho (não sei por que os programas infantis passam na hora que as crianças, pelo menos a grande maioria, estão na escola. Como íamos assistir?). Sou fã de séries também e nesta época a que eu mais gostava era Power Ranger, eu queria ser a Ranger rosa, foi a única vez em minha vida que gostei da cor rosa, mas era pelo personagem e não pela cor em si. Um desenho que eu gostei muito era o da Liga da Justiça, eu gostava porque reunia os super- heróis mais importantes em um só desenho, fantástico!  Eles eram incríveis e nada era impossível para eles. Tinha os heróis que nasceram com poderes e eram invencíveis como o Super-Homem e tinha os que se esforçaram para desenvolver habilidades e força como o Batman. Já no final do desenho essa era a dúvida do Batman em seguir na liga, ele sabia que não era imortal e que iria ficar velho e perder suas forças, por isso mesmo decidiu sair e treinar o Robin. Eu gosto de coisas que têm sequência que eu preciso ver o inicio e o meio para entender o final, daí o meu gosto por séries. Mas bem, eu não sei se era pelos desenhos que assistia que eu sempre quis desenvolver em mim um senso de justiça. Até porque essa é uma grande característica de um super-herói, ser sempre justo. E como era difícil às vezes porque tinha que escolher entre a mocinha da trama, que geralmente é sua paixão, e a vida de outra pessoa, e ele tinha que julgar quem era mais justo para viver.

Baseando-me nisto há alguns anos eu peço a Deus em oração que me ensine o que é ter fome e sede de justiça, já que Mateus 5: 6 diz: Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos. Eu não sei você, mas eu tenho muita vontade de receber todas as promessas de Deus para seus filhos, e como a Bíblia diz que os famintos por justiça serão saciados eu não quero ficar atrás, comecei a pedir porque quem não pede, não recebe - Não têm, porque não pedem (Tiago 4:2c).

As Escrituras nos ensinam tudo, e diz também que o que pede, recebe: Por isso lhes digo: Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta. Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta (Lucas 11:9-10). Deus nos ama e se pedimos com as intenções e motivos corretos, Ele sem dúvida nos dará tudo quanto pedirmos em oração. Vocês cobiçam coisas, e não as têm; matam e invejam, mas não conseguem obter o que desejam. Vocês vivem a lutar e a fazer guerras. Não têm, porque não pedem. Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres (Tiago 4:2-3) / E tudo o que pedirem em oração, se crerem, vocês receberão (Mateus 21:22).

Antes de tudo vamos ver em um dicionário como se define justiça: A virtude de dar a cada um o que é seu. A faculdade de julgar segundo o direito e melhor consciência (Mini Aurélio – O Dicionário da Língua Portuguesa, 8° Edição).

Bacana, vamos então a etimologia (origem) da palavra: A palavra justiça, vem do latim iustitia de ius (direito). (http://etimologias.dechile.net/?justicia)

Ótimo, já entendemos o significado desta palavra tão importante e tão impactante. Agora quero levar você a compreender por que é importante saber o que é justiça e por que Deus diz que é uma qualidade que devemos cultivar em nosso caráter.

Justiça está 100 % relacionado com direitos, a origem da palavra nos diz isso. Então quer dizer que buscar justiça é buscar meus direitos e que injustiça é ter meus direitos violados. Todos nós já sofremos injustiça alguma vez ou nos sentimos injustiçados muitas vezes. Quando somos roubados, quando não recebemos mérito por nosso esforço, quando somos enganados e por vários outros motivos. O que temos que parar e analisar é que o que pode ser justo para mim, pode não ser justo para você. E por que isso acontece? Porque nosso senso de justiça foi prejudicado pelo pecado. E para entender tudo temos que ver o inicio e o meio da história para dar o fim justo a ela, verdade? Como cristão cremos que Deus é o inicio e o fim de tudo, nEle está todas as respostas e se você não crê nisso este texto não fará nenhum sentido pra você.

Observe: Adão e Eva foram criados por Deus, eles tinham TUDO o que era necessário para viver, absolutamente tudo. Eles viviam no paraíso, tinham a melhor alimentação, a melhor companhia (o próprio Deus), o melhor ambiente (sem poluição, sem barulho), eles tinham a Árvore da Vida o que lhes dava a fonte da juventude e da saúde, eles tinham paz, não conheciam o que era dor, nem morte, nem nada que consideramos difícil. Eles tinham o melhor! Aí veio Satanás com sua tentação: Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais selvagens que o Senhor Deus tinha feito. E ela perguntou à mulher: “Foi isto mesmo que Deus disse: “Não comam de nenhum fruto das árvores do jardim?” Respondeu a mulher à serpente: Podemos comer do fruto das árvores do jardim, mas Deus disse: “Não comam do fruto da árvore que está no meio do jardim, nem toquem nele; do contrário vocês morrerão”. Disse a serpente à mulher: Certamente não morrerão! Deus sabe que, no dia em que dele comerem, seus olhos se abrirão, e vocês, como Deus, serão conhecedores do bem e do mal (Gênesis 3:1-5).

            Deus criou o melhor e deu ao homem para que ele o cuidasse, mas o ser humano achou isso insuficiente e pensou que eles tinham o direito de serem iguais a Deus, conhecedores do bem e do mal. Eles já conheciam o bem, pois disfrutavam dele, mas tiveram curiosidade de conhecer o mal. Você acha que Deus ao proibir que eles comessem o fruto queria privá-los de todo o conhecimento? NÃO! ABSOLUTAMENTE NÃO! O desejo de Deus era proteger a coroa da Sua criação do que lhe destruiria, o mal. Você que é pai ou mãe não dá todos seus esforços para que seus filhos não conheçam as coisas más do mundo? Seu desejo não é protegê-los das drogas, dos vícios, de doenças, de más companhias, de ele querer ser um ladrão ou uma prostituta? E para isso acontecer, você não impões regras e limites para seus filhos? Igual Deus, seu amor é tão grande que seu único intuito sempre foi nos PROTEGER!   Com essa má escolha do homem o pecado entrou em seu coração e destruiu tudo de melhor que o homem tinha, o privilégio de viver na presença de Deus, de viver no paraíso, de comer do melhor, da Árvore da Vida, da vida eterna. Ele conheceu o que desejou, o mal! Sem esse contato direto com o Criador o homem foi perdendo a razão pela qual foi criado e foi se afastando JUSTAMENTE de TUDO o que Deus tinha planejado para a humanidade. O pecado confunde em nós o que verdadeiramente é justo. Só Deus, o Criador de tudo sabe a verdadeira função das coisas criadas e só ele sabe o fim ideal para cada uma delas, só Ele conhece o que é justiça.

            Quando uma pessoa cria algo ela tem o direito sobre o que criou. Ela criou com um propósito específico e não aceita que alguém venha e use a sua criação para outro objetivo diferente do original. Espero estar te levando a raiz. Deus sabe o motivo pelo qual nos fez e sabe por que desde o inicio pôs parâmetros e limites. Quanto mais eu leio as Escrituras mais me dou conta que esses parâmetros e limites são para nossa proteção e no inicio da história da humanidade já podemos ver isso.

            Onde quero chegar? Nós muitas vezes temos essa sede e essa fome de justiça que Deus deseja em nós, mas como não entendemos ou não conhecemos o que é justo atropelamos todas as coisas. Quando nos sentimos injustiçados o primeiro sentimento que nos invade é a ira, a tristeza, o descontentamento, e já sabemos que agir por emoções sempre faz arrepender-nos depois. Aprenda uma coisa de uma vez por todas: “A ira do homem não produz a justiça de Deus” (Tiago 1:20). A justiça é de quem? Leia o versículo outra vez! A JUSTIÇA É DE DEUS! Não é minha e nem sua, isso quer dizer que quem cuida dos nossos direitos é Deus e não nós. As Escrituras dizem em Romanos 3: 10-12 - Como está escrito: Não há nenhum justo, nem um sequer; não há ninguém que entenda, ninguém que busque a Deus. Todos se desviaram, tornaram-se juntamente inúteis; não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer.

Veja também:
Salmo 14: 1-3 / Salmo 53:1-3 - Diz o tolo em seu coração: “Deus não existe”. Corromperam-se e cometeram atos detestáveis; não há ninguém que faça o bem. O Senhor olha dos céus para os filhos dos homens, para ver se há alguém que tenha entendimento, alguém que busque a Deus. Todos se desviaram igualmente se corromperam; não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer.
Eclesiastes 7:20 - Todavia, não há um só justo na terra, ninguém que pratique o bem e nunca peque.

Isaías 64:6 a - Somos como o impuro - todos nós! Todos os nossos atos de justiça são como trapo imundo.

Se não há nenhum justo Julie, como posso ter fome e sede de justiça? Fácil! Tenha fome e sede de fazer a vontade de Deus, porque ela é boa, agradável e perfeita. E como saber qual é vontade de Deus? Não, você não precisa fazer nenhum ritual, você só precisa LER A BÍBLIA, nela está descrito tudo o que Deus quis nos revelar e ensinar para viver uma vida digna e justa. Pare de buscar seus direitos no lugar errado, seus direitos estão em Deus e se você quer usufruir deles aprenda primeiro quais são. Somente as Escrituras vão ensinar-te. Romanos 12:2 sempre estará em meus posts porque se você não renova sua mente em Cristo, não se molda ao padrão de Cristo nunca vai deixar de pensar como um pecador, nunca vai deixar de agir como um pecador e vai buscar o que você acha que é justo para você da maneira errada.

Deus em Sua palavra nos promete que nunca nos deixará, nem nos abandonará (Hebreus 13:5). Se você não decide confiar e descansar que Deus cuida de você, de seus direitos de ter saúde, de ter um trabalho, de ter transporte, de ter lazer, de ter amigos, de ter o que vestir, de ter o que comer, de ter férias, etc, etc, você vai ficar doido, literalmente! Qualquer coisa que passa em nossa vida, passa pelo filtro de Deus, uma doença, um período de dificuldade financeira, a morte de alguém querido, uma angústia e tudo mais. Nosso papel é obedecer as Escrituras e cumprir nossa função como criatura e filhos de Deus, o resto Ele fará e nos dará o necessário. CONFIE! Faça a sua parte, cuide do seu corpo porque ele é templo do Espírito e isso dá tranquilidade de ter uma boa saúde, faça com os outros o que você gostaria que fizessem com você e você viverá tranquilo em saber que fez o correto, ame seu próximo e perdoe seus inimigos e Deus usará outras pessoas para que você veja o amor Dele por você e te perdoará sempre que você se arrepender. Esteja seguro que Deus jamais te deixará na mão, ele não pode ir contra sua própria natureza que é amor, bondade, misericórdia e justiça. E esteja seguro que tudo o que recebemos a cada dia é justo o que Deus quis nos dar e se alguém é injusto conosco, Deus fará justiça por você porque a justiça é Dele!

Mateus 5:6 - Felizes as pessoas que têm fome e sede de fazer a vontade de Deus, pois ele as deixará completamente satisfeitas (NTLH).


Você quer entrar para a Liga da Justiça? Entre para o time dos Filhos de Deus, busque e  obedeça a Sua Palavra!

E, se nós nos aplicarmos a obedecer a toda essa lei perante o Senhor, o nosso Deus, conforme ele nos ordenou, esta será a nossa justiça".
Deuteronômio 6:25


Anderson Freire - Colisã

Juliane Ferro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE VOCÊ ACHOU?