¿Qué Hablas?

Idiomas

4 de julho de 2012

Imediatamente!


 Esta foto foi tirada em nosso último dia em Manaus. Quando fomos apresentados à igreja como Missionários.

Apesar de vivermos em uma sociedade imediatista, eu preciso confessar que a IMPACIÊNCIA é meu maior defeito. Eu não gosto de sentir que desperdiço tempo quando algo precisa ser feito. Se quero uma coisa, quero para ontem.

Esse meu temperamento nunca me foi um benefício.
Muitas vezes frustrei as pessoas por querer acelerar seu desempenho nas coisas.
A palavra ESPERAR para mim sempre foi um martírio.
Em cada fase da minha vida eu sempre queria estar um passo a frente. Quando era criança queria ser uma adolescente, quando adolescente queria minha independência logo, quando jovem não queria ser solteira e assim segue.

Muitas vezes deixei de aproveitar as situações e as pessoas porque estava mais preocupada com o que ainda não estava pronto, e hoje vejo que é triste pensar que esse tempo não voltará jamais!

Disso tudo eu sou grata a Deus porque em algumas coisas Ele me guardou de não fazer más decisões, como a escolha do meu esposo, isso eu soube (depois de muitas lições de meu paciente Pai) esperar e fazer a escolha certa. Eu, como muitas pessoas, creio eu, quando nasceram, seu primeiro choro já foi um forte clamor a Deus de: “Senhor, eu quero um marido!!!!!” (mas essa história fica para outro post).

Eu posso passar todo um dia escrevendo e nunca acabariam os exemplos na minha vida em que Deus quis me ensinar à lição de ESPERAR.

Quando Deus me chamou a missões eu tinha apenas 14 anos, foram alguns meses depois de entregar minha vida ao Senhor. Não sei explicar por que tão rápido recebi esse chamado, mas estava segura que esse era o plano específico de Deus para mim. No princípio me frustrei bastante porque era o último ministério que eu desejava. Na minha débil mente, MISSÕES era sinônimo de passar fome e sofrer muito. E claro que isso eu não queria para mim! Eu dizia: “Deus, porque não música? (meu sonho era ser cantora). Que lindo vai ser meu Ministério de Louvor!”.

Mas, os planos de Deus não são os nossos!!!! Difícil entender isso às vezes. Passei muitos anos tentando convencer Deus de mudar de ideia. Envolvi-me com o ministério de música na igreja, no meu primeiro emprego eu trabalhei com musica, aceitava convites para cantar em casamentos, aniversários, programações e qualquer outro evento.
A música era tão presente na minha vida que recebi dois convites para gravar um CD e alguns convites para participar de bandas. Era minha oportunidade! Mas acredite se quiser, eu disse NÃO a todas essas oportunidades, e não sei por que disse não, era o meu sonho! Sempre pensava que eu era muito imatura para esses compromissos.
Bom, eu já tinha convencido as pessoas que cantar era meu “destino”, mas nunca convenci a Deus (como eu era pretenciosa!!!!). Com o tempo Deus foi mudando o rumo de meus ministérios e consequentemente foi mudando o meu .
Quando conheci o Érico (meu esposo) eu já estava convencida de que missões era o meu chamado.

Quando começamos o namoro, visando o casamento, orávamos por isso. Comunicamos a nosso pastor de jovens nossos planos de casar e ser enviados como missionários. Um ano depois desta conversa ele nos convidou a liderar o ministério de Pantomima, e minha pergunta foi: “Mas que isso tem a ver com missões?”

A verdade é que esse tempo de ESPERA para mim foi difícil. Demorei a compreender que esta ESPERA era um tempo de PREPARAÇÃO.
Deus me chamou aos 14 anos e só me enviou aos 27. Foram 13 anos de espera e desses 13 anos, sete foram sonhando e orando regulamente por isso.

Neste processo de espera me desanimei muitas vezes, cheguei a pensar que fui uma tonta em ter desistido da carreira de cantora. Às vezes me irritava com isso!

Custou-me muito aprender, mas finalmente eu entendi que Deus não nos dá as coisas que não estamos prontos para receber. TUDO, ABSOLUTAMENTE TUDO, chega no tempo devido a nossa vida. Deus é tão bom que muitas vezes não nos dá o que tanto desejamos porque sabe que não estamos 100% preparados para receber. Não importa quão bem intencionado sejamos. Se não é o tempo de Deus transformamos o que era para sem benção em maldição na nossa vida e na vida de outras pessoas, porque nossas escolhas nunca afetam somente a nós.

E vou te confessar, somos especialistas nisso! Separe um tempinho e leia 1 Samuel 13:1-15 e veja que por sua impaciência, o rei Saul desobedeceu a Deus e perdeu a benção de ter sua descendência no trono de Israel. Porque ele quis antecipar as coisas, fazer ao seu modo, perdeu tudo.

Você já se viu assim? Querendo convencer a Deus que a sua maneira é melhor porque não quer esperar? Que o emprego que VOCÊ escolheu é mais lucrativo, mesmo que custem seus fins de semana e tempo de qualidade com sua família? Que a pessoa que VOCÊ escolheu é perfeita e só falta ser um verdadeiro cristão?

Desculpe a sinceridade, mas somos muito pretenciosos em crer que nos conhecemos mais que nosso FABRICANTE. Dizemos tanto que queremos esperar, mas não colocamos nosso foco no lugar correto. Nossos olhos não tem que estar na ESPERA, tem que estar na PREPARAÇÃO!
É mais bonito dizer a uma jovem que o “varão” dela ainda não chegou porque Deus ainda o está preparando. A realidade é que ele ainda não veio porque ELA não está pronta! (a ideia também se aplica aos meninos).

E como me preparo? Deixando o Espírito moldar meu caráter em cada área, em cada cantinho, em todos os aspectos da sua vida.
Não se preocupe que não estou dizendo que temos que esperar a perfeição para receber as bênçãos de Deus, se assim fosse elas nunca chegariam.
Mas lembre-se que Deus olha seu coração e examina minuciosamente suas intenções.

Para Deus é isso que vale. Um  disposto a cumprir Sua vontade custe o que custar e um  agradecido por tudo o que tenho e pelo que não tenho. Deus nos ama e planeja SEMPRE o melhor. Saiba esperar confiantemente!

Concluindo minha história, hoje eu sei que esses 13 anos foram minha PREPARAÇÃO.
Não posso imaginar estar aqui no campo missionário sem as experiências que vivi em cada ministério que servi.
Como Deus é perfeito!

As vezes sou tentada a resolver as coisas do meu jeito, e hoje Ele usa a vida de meu esposo que com muita sabedoria e amor me exorta e me ajuda a colocar meu foco no alvo outra vez. Sempre que peço algo dele as suas primeiras perguntas são: Isso realmente é necessário? É importante para esse momento? Vai ser bom pra você e para o nosso casamento?
Isso me faz reavaliar as coisas. E sabe o melhor de tudo? É que quando menos espero, quando já me contentei em não ter o que queria, meu esposo me dá como presente o que eu pedi (ele sempre faz isso).

E me sinto amada, importante e especial. E se ele sendo homem imperfeito é capaz de me amar assim imagina nosso Deus que é perfeito em amor!

“Só eu conheço os planos que tenho para vocês: prosperidade e não desgraça e um futuro cheio de esperança. Sou eu, o SENHOR, quem está falando”. (Jeremias 29:11)



                                   


3 comentários:

  1. Realmente ninguém gosta de esperar. Mas o quão bom é neste momento de esperar aprender lições que nunca aprenderíamos.
    Jully, continue escrevendo, porque além de ser um balsamos para os leitores, permite a você exercer este dom que tem!!!
    Este tema de espera só me faz lembrar da música de Palavrantiga:
    Quando espero a chuva chegar
    Tu vens com o teu vento
    Quando espero tua voz estrondar
    Tu vens com o silêncio
    Eu espero em Ti
    Embora sem saber
    Como Tu dirás eu não sei
    Mas esperarei

    Quando espero o mar se abrir
    Vejo os meus pés sobre as águas
    Quando espero o fogo arder
    Ouço a brisa suave

    Mesmo sem saber como Tu dirás
    Dentro de mim reinará a Tua paz
    Que me faz saber
    Que esperar em ti
    É sempre caminhar

    ResponderExcluir
  2. Esperar, até a palavra é feia. Obrigada por compartilhar um pouco da sua história, fico feliz por você e pelo seu ministério!

    ResponderExcluir
  3. Histórias de sua vida que nos edificam..obrigada por tirar esse tempo de sua vida para compartilhar tudo isso conosco. Oro por vcs para que sempre mantenham o foco e nada os abale..para que o amor de Deus, que um dia nos alcançou, seja o suficiente. Obrigada.

    ResponderExcluir

O QUE VOCÊ ACHOU?