¿Qué Hablas?

Idiomas

12 de julho de 2012

¿hablas espaÑol?


Eu estava ouvindo rádio no pátio da minha casa. Eu tinha 8 anos eu acho. Estava bem concentrada no meu passa tempo favorito. Uma ouvinte liga para a rádio e pede uma música internacional: Laura Pausini, Amores Extraños. Ouvi a música e achei linda a melodia, porque da letra não entendi quase nada. Neste mesmo dia ouvi a mesma canção umas 3 vezes mais por pedidos de ouvintes diferentes. Na terceira vez já cantarolava o refrão... “amores tan extraños que te hacen sínica, te hacen sonreír entre lagrimas”... (claro que não foi tão perfeito assim, mas foi mais ou menos isso). 

Fiquei encantada de como tinha “aprendido” tão rápido uma musica internacional. Me senti super inteligente!

Neste dia decidi que ia estudar espanhol.

Toda confiante falei com minha mãe. Mas não tínhamos como pagar um curso.

Não desanimei e minha mãe não deixou de me motivar.

Nessa época eu nem sabia o que era internet, não podia baixar a musica pra ouvir e não tinha grana pra comprar o CD. Esperava alguém pedir a musica ou eu mesma ligava para a rádio e pedia. Cada vez que escutava aprendia uma frase mais (pelo menos eu achava que aprendia), acho que em um mês já sabia toda a música.

A partir daí não parei mais de buscar maneiras de aprender a falar essa língua tão fascinante que é o espaÑol.

Eu nunca fui fã de inglês, como todo mundo queria falar inglês e eu queria ser diferente, escolhi o CASTELLANO! 
Tudo o que caia na minha mão em espanhol eu lia e tentava traduzir. Algum tempo depois minha mãe, que sempre incentivava o conhecimento, comprou uma coleção de livros para apoiar nossos estudos e o livro de línguas estrangeiras era de ESPANHOL. 

UAU, nem acreditava, meu primeiro livro de espanhol!

Eu o lia o tempo todo. “Buenos días, buenas tardes e buenas noches” entraram no meu vocabulário.


Depois de alguns anos decidi passar algumas semanas sem comprar lanche no colégio para guardar o dinheiro e sabe o que eu comprei? O CD da Laura Pausini que tinha a música Amores Extraños. Descobri que ela é italiana (que é outra língua que tenho muita vontade de aprender), mas que também gravava em espanhol. Dia e noite escutava esse CD, queria aprender todas as músicas e aprimorar meu novo idioma. Pouco a pouco eu ia aprendendo mais e quanto mais eu aprendia mais eu me apaixonava por essa língua.

Quando chegou a época do vestibular e eu tinha que escolher uma profissão foi tudo muito simples pra mim. Já não queria ser cantora, então me sobrou.... PSICOLOGIA! Era a profissão que eu queria. Compreender a mente humana e ajudar as pessoas a resolver seus problemas. 

Maaaaaaaaaaaaaaaaas os planos de Deus não são os meus!

Insisti por 5 anos no vestibular e sempre REPROVADA!!!!! Ai que frustração!!!! (eu e minha teimosia!). Em 2006 decidi investir em outra área. 

-“Vou fazer LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA”.

Já estava decidida!


Mas justo na ora de fazer a inscrição eu parei e orei. E mudei para LETRAS - LÍNGUA ESPANHOLA.

Me apaixonei mais e mais e descobri que esta língua maravilhosa é falada em 26 países no mundo todo. Em cada continente há pelo menos um que tem como língua oficial o CASTELLANO. 

¡INCREIBLE!

Foi essa minha paixão pelo espanhol que me confirmou meu chamado específico para missões em países hispano hablantes. Mais eu jamais iria imaginar que aos 8 anos por uma canção (que nem é “gospel”) Deus já estava plantando em meu coração o sonho e a paixão por missões mundiais. 

Deus é ou não é de para o trânsito? (rsrsrsrs), me fascina Sua forma de fazer as coisas.

Seus planos são perfeitos e incomparáveis!

Durante todos os anos que servi em ministérios antes de ser enviada ao campo missionário fui descobrindo novas paixões e novas maneiras de ajudar e amar as pessoas. Hoje, tudo que aprendi e desenvolvi durante esses anos são utilizados e aproveitados ao máximo de seu potencial. 

Meu serviço e minha aprendizagem não foram concluídos, sigo em processo de santificação e aprendi a não desprezar nenhuma experiência, nenhuma oportunidade de vencer novos desafios. Posso ver a mão de Deus em cada mínimo detalhe de toda a minha a vida e tenho consciência de que “Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito”.


Eu Vou - Fernanda Brum

2 comentários:

O QUE VOCÊ ACHOU?